Programa de Preparação para Aposentadoria - PPA

Programa de Preparação para Aposentadoria - PPA

Coordenação do PPA: Coordenação de Qualidade de Vida no Trabalho - CQVT/PRODEP.

Execução do PPA: Unidade de Atenção ao Servidor - UNIAS

Objetivo:

Preparar os servidores para a transição entre as fases pré-aposentadoria e aposentadoria, a fim de tomarem decisões quanto a projetos de vida baseados no autoconhecimento e direitos.

Público: Servidores da UPE aptos a se aposentarem nos próximos 02 (dois) anos, que apresentem interesse em participar voluntariamente. Servidores à disposição ou contratados, com exercício na UPE,  não são público-alvo do  PPA.

Inscrição: 07/02 a 29/02/2024. Realizada em formulário virtual, pelo link ao lado: Formulário de Inscrição.

Modalidade: Exclusivamente remoto, síncrono (ao vivo), pela plataforma Google Meet com acesso pelo e-mail institucional do participante. Os módulos que, porventura, venham a ser gravados, não serão disponibilizados aos participantes.

Início: 07/03/2024

horário: Todas às quintas-feiras, das 9h00 às 11h. Serão 12 encontros seguidos.

Carga horária: 24 horas no total, distribuídas em encontros semanais sequenciados de 02 (duas) horas cada.

O PPA é formatado em módulos sequenciados, que são: 

  1. Autoconhecimento
  2. Saúde e autocuidado
  3. Direitos - dimensão legal da aposentadoria
  4. Educação financeira
  5. Empreendedorismo
  6. Projeto de Vida

Os módulos contemplarão dois aspectos, informativo (módulos 2, 3 e 4) e formativo (módulos 1, 5 e 6).

PERGUNTAS FREQUENTES – PPA

  1. QUAL O PÚBLICO ALVO?

Servidores da UPE aptos a se aposentarem nos próximos 02 (dois) anos, que apresentem interesse em participar voluntariamente.

  1. COMO O PPA VAI CONTRIBUIR PARA O MEU PROCESSO DE APOSENTADORIA?
  • Promover reflexões quanto às novas possibilidades pós-aposentadoria;
  • Instrumentalizar o servidor para o enfrentamento das mudanças advindas da aposentadoria;
  • Fomentar o engajamento no desenho de novos projetos de vida;
  • Favorecer a troca de experiências e conhecimentos entre os servidores que estão nesse momento de sua vida profissional.
  1. MODALIDADE DO PROGRAMA

On-line, pela plataforma Google Meet. O link será disponibilizado apenas aos participantes.

  1. QUAL O OBJETIVO DO PPA?

Preparar os servidores para a transição entre as fases pré-aposentadoria e aposentadoria, a fim de tomarem decisões quanto a projetos de vida baseados no autoconhecimento e direitos.

  1. TODO O SERVIDOR APTO A SE APOSENTAR É OBRIGADO A PARTICIPAR DO PPA?

Não. É facultativa a participação do servidor/a no PPA. 

  1. CARGA HORÁRIA.

24 horas total, distribuídas em um encontro semanal contínuo de 02 horas cada.

  1. CONFERE CERTIFICADO?

Sim, ao final do PPA àqueles que tiverem 75% de frequência comprovadas.

  1. SERVIDORES À DISPOSIÇÃO DA UPE, CONTRATADOS E TERCEIRIZADOS PODEM PARTICIPAR DO PROGRAMA?

Não. Eles devem participar dos programas de seus respectivos órgãos/empresas de origem.

OUTRAS DÚVIDAS: Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.br

Contato

 www.upe.br
 (81) 3183.3674
 Avenida Agamenon Magalhães, S/N Bairro de Santo Amaro, Recife - PE
CEP: 50100-010

Acompanhe a UPE nas redes sociais!