A- A A+
Convênios

Com o objetivo de aumentar o nível de escolaridade dos servidores da UPE a Resolução CEPE nº 05/2003 estabelece o Programa de Qualificação Profissional dos servidores da UPE através de convênios com Escolas Profissionalizantes e Faculdades e estabelece também os critérios para a obtenção de bolsas de estudo e descontos. Vale salientar que os descontos e bolsas citadas abrangem tanto os servidores como seus dependentes legais.

Os convênios são de alto interesse para a instituição já que não traz consigo nenhum ônus financeiro para a UPE. De fato, a Universidade oferece seus campos de estágio nos hospitais e em contrapartida recebe bolsas de estudos para o público alvo citado.

 
Como conseguir um convênio com a Universidade de Pernambuco?

Para conseguir firmar um convênio com a Universidade de Pernambuco as instituições enviam ofícios para o setor de RH da UPE que, por sua vez, solicita análise técnica dos setores de Educação Continuada dos três Hospitais (HUOC, PROCAPE E CISAM) quanto à disponibilidade de campo de estágio, havendo possibilidade o convênio é firmado.

 
Competências

Cabe ao setor de RH zelar pelo cumprimento dos critérios da Resolução CEPE nº 05/2003. Este setor mantém um arquivo com todos os interessados em concorre as bolsas oferecidas através dos convênios.

O procedimento para obtenção da bolsa segue os seguintes passos:

 
  • O servidor faz um requerimento solicitando a bolsa, este deverá conter o último contracheque impresso;
  • O RH insere o servidor na ordem do menor salário, ou seja, o salário menor tem prioridade sobre os já inscritos;
  • O RH verifica se existe vaga disponível na instituição solicitada pelo servidor no requerimento, independente do curso escolhido, uma vez que, as vagas são para todos os cursos ofertados pela instituição;
  • O RH na hipótese de haver vaga disponível entre em contato com o servidor para consultá-lo se ainda tem interesse, lembrando que para as bolsas de estudo existe uma procura considerável e o tempo médio de espera é de dois anos. Caso o interesse se confirme o RH emite uma certidão informando da vaga em favor do servidor (esta certidão é feita em três vias: uma para o servidor, uma para o RH e uma para a instituição);
  • A instituição recebe o servidor e implanta no seu sistema.
 
Observações Importantes

Atualmente apenas a Faculdade Estácio de Sá funciona com sistema de bolsa, entretanto, a bolsa foi convertida em desconto de 50% para beneficiar um número maior de servidores sendo um total de 12 vagas as outras Faculdades funcionam com sistema de desconto em torno de 20% e não tem lista de espera. Além dessa IES, temos também oito escolas profissionalizantes que oferecem cursos técnicos na área de saúde e tem lista de espera. Entretanto, as escolas profissionalizantes oferecem de regra uma bolsa para cada campo de estágio nos hospitais ofertados pela UPE sendo no máximo três vagas.

 
Descontos

Para a aquisição do desconto basta o servidor requerer uma certidão de vínculo com a UPE, este documento é suficiente para usufruir do desconto já que ele é universal.

Os dependentes dos servidores também têm o mesmo acesso ao sistema de desconto, sendo necessário apenas que o servidor solicite uma certidão de vinculo para dependentes. Lembrando que apenas os dependentes legais, cadastrados no SAD RH poderão concorrer às bolsas e descontos citados. De forma geral os dependentes legais têm sido filhos e conjugues dos servidores.

O servidor perderá a bolsa ou desconto se:

    • Trancar a Matrícula;
    • For reprovado mais de três vezes durante o curso.

O servidor sempre terá preferências na obtenção dos descontos e bolsas ficando os dependentes com as bolsas não preenchidas por servidores.

 

Links Úteis

  • 1

Contato

 www.upe.br
 (81) 3183.3674
 Avenida Agamenon Magalhães, S/N Bairro de Santo Amaro, Recife - PE
CEP: 50100-010

Acompanhe a UPE nas redes sociais!